Análise e gestão de logs
23 de agosto de 2022Em um mundo com constantes ataques cibernéticos, as soluções de backup são uma prioridade para a TI corporativa. Devido a quantidade de informações geradas diariamente, há muito um backup em pendrive não é suficiente para manter uma empresa ativa em caso de ataque.
Como se não bastasse isso, é preciso levar em conta desastres naturais: enchentes, furacões, entre outros são problemas que não podem ser evitados de forma definitiva, eles podem ser apenas contornados. Da mesma forma, ataques não precisam ser apenas virtuais ou naturais como também direcionados.
Um dos exemplos mais famosos onde uma catástrofe gerou uma grande perda foram os ataques ao World Trade Center em 2001: as empresas que trabalhavam em uma das torres possuíam as informações de backup na outra e não é preciso mencionar o problema que isso ocasionou.
Para resolver isso, os backups devem ficar em um ambiente físico distante e acessíveis via Internet. Em um primeiro momento, parece totalmente inviável para algumas empresas sequer pensar em algo assim devido a infraestrutura que precisaria ser aplicada, processos que devem ser programados, sem mencionar a segurança que deveria ser implementada.
Nesse ponto é preciso desacelerar. Existem ferramentas que fazem todo o processo para as empresas desde a comunicação para transferência dos dados até o controle de acesso dos dados. Mas além da ferramenta é necessário definir quem vai gerenciá-la, sejam essas pessoas colaboradores ou uma empresa terceirizada.
Ao utilizar uma empresa terceira, ela também vai disponibilizar o local físico para salvar as informações além de configurar a ferramenta mais indicada para a necessidade do cliente.
Em conclusão, ao levar em conta que desastres físicos também são um problema que podem falir uma empresa, uma solução de backup que proporciona que os dados sejam salvos em locais remotos e uma empresa que faz a configuração dessa ferramenta possibilita que a TI foque em projetos sem se preocupar com a perda de informações.