Muito mais que Antivírus
24 de janeiro de 2022O mundo mudou. Há alguns anos atrás não era possível imaginar o uso de smartphones utilizados para substituir computadores; também não se podia dizer que seria possível ter carros que poderiam dirigir sozinhos. Inteligência artificial era algo abstrato e pouco disseminado. Esse tipo de pensamento fazia parte de filmes de ficção onde os robôs tomariam o controle de tudo e dizimariam toda a humanidade.
Mas esses medos nunca impediram a inovação. Algumas dessas tecnologias são emergentes nos dias atuais e criam novas possibilidades em diversos ramos tecnológicos. Por exemplo, um médico consegue utilizar um sistema para auxiliá-lo na visualização de raio X para identificar problemas e, em alguns momentos, sugerir possíveis tratamentos para o que for identificado. Em um ramo diferente, mas com o mesmo princípio, é possível analisar dados da bolsa de valores para informar as melhores ações a serem compradas por um investidor. As possibilidades são imensas.
Uma das revoluções que ocorreram recentemente foram as moedas digitais, sendo mais específico, o Bitcoin que trouxe uma tecnologia que pode ser utilizada em diversas áreas: o Blockchain. Esse algoritmo trouxe uma forma de salvar informações de forma descentralizada, segura e transparente. Ele não é utilizado apenas em controles financeiros como comumente é apresentado, mas inclusive pode ser utilizado para rastreio de produtos, auditorias ou em controle de tráfego.
Outra técnica que se destaca e muitas vezes permanece imperceptível, é a de reconhecimento de fala que captam as ondas sonoras emitidas e as transformam em dados digitais. Empresas de telemarketing apostam bastante nesse campo para fazer ligações aos consumidores, sem mencionar os aplicativos de voz comuns no mercado atualmente, como a Alexa e o Homepod.
Não há como negar que nem tudo é mais o que era antes, ideias que eram antigas transformaram-se em realidade e serão muito mais comuns daqui para a frente. Por consequência, algumas citações que viviam na imaginação ficam cada vez mais reais, perfeitamente apresentadas pelas palavras de Galadriel em Os Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001):
O mundo mudou. Posso senti-lo na água. Posso senti-lo na terra. Posso senti-lo no ar. Muito do que havia está perdido, pois nenhum dos que se lembra está vivo.